Dilma desembarca em Salvador na próxima sexta-feira

Cumprindo a peregrinação pelos estados atingidos pela seca, a presidente Dilma Rousseff desembarca em Salvador na próxima sexta-feira (21) para fazer o lançamento do Plano Safra do Semiárido. A expectativa é que a presidente, junto com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, faça a entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras para 269 municípios baianos, utilizados para a realização de obras que visam melhorar a convivência com a seca, como a construção e limpeza de aguadas e barragens, implantação de estradas vicinais, entre outras ações estruturantes locais.

De acordo com o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que acompanha as ações do ministério desde a época em que era secretário de Planejamento, durante a primeira administração do governador Jaques Wagner, o plano a ser apresentado por Dilma contempla exclusivamente o nordeste e a região de Minas Gerais atingida pelo flagelo da seca. “Historicamente, tenho trabalhando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para produzir ações que permitam ao agricultor familiar se preparar com um conjunto de ferramentas para conviver com a seca”, aponta Pinheiro.

Segundo o petista, o plano inclui a garantia da segurança hídrica no semiárido, a recomposição de rebanhos e a formação de reservas de alimentos e forragens. “A presidenta está muito sensível à situação daqueles produtores que perderam seus rebanhos e sua produção no campo. Inclusive o governo enviou para o Congresso Nacional uma MP [Medida Provisória] destinada ao atendimento de populações atingidas pela estiagem no semiárido, que amplia o benefício Garantia Safra e o Auxílio Emergencial Financeiro, a MP 610”, destaca o parlamentar – a proposta pretende impedir a execução de dívidas contraídas por agricultores que enfrentam a seca.

“Esse ato deve ser, além da entrega das máquinas, um balanço das ações do governo federal para a região do semiário”, avalia Pinheiro. Na avaliação dele, essa política de convivência com a seca é também importante para ultrapassar a crise econômica mundial, contextualizando que as famílias atingidas podem se tornar dependentes de programas de assistência caso não sejam empenhados esforços para minimizar a situação. Sobre o Plano Safra do Semiárido, Pinheiro destaca que vai ser um diferencial na vida de milhares de produtores rurais. “Este será um braço do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado no início deste mês pela presidenta Dilma, com recursos da ordem de R$ 39 bilhões. A ideia é priorizar os agricultores familiares e produtores rurais, contribuindo para que eles se recuperem das perdas advindas da seca”, destacou.

Política só em 2014

Pré-candidato do PT ao governo do estado, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) manteve a linha habitual e negou que a vinda da presidente Dilma Rousseff possa ser utilizada para capitalizar politicamente qualquer um dos quatro nomes postos pela sigla para a sucessão do governador Jaques Wagner. “Não é o momento de discutir eleições. A cabeça do eleitor que foi atingido pela seca não está em 2014, mas na resolução do problema dele”, tangenciou Pinheiro.

Para ele, as razões da visita da presidente à Bahia são diversas e não têm vinculação com eventuais conotações políticas que poderiam ser interpretadas. “O motivo da vinda dela é que a Bahia foi o estado que deu a maior diferença nas eleições de 2010. A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil e a Bahia tem o maior número de municípios no semiárido. É natural que a presidente venha ao estado para apresentar ações contra a seca”, minimizou o senador.

Ainda que rechaçada por Pinheiro, o próprio posicionamento dele para situar os anúncios que serão feitos pela presidente mantém sua pré-candidatura viva no cenário político baiano. Até então, as ações de enfrentamento da seca, nos planos federal e estadual, tinham apenas outro pré-candidato, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, como porta-voz. Ao dividir as atenções sobre o assunto, o senador mostra que ainda não há uma definição sobre os rumos de 2014, conforme sugerem informações de bastidores.

*Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 15 e 16 de junho de 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: