Sílvio Humberto dispara contra projeto que proíbe sacrifícios de animais em cultos religiosos

Convidado para um debate no programa Acorda Pra Vida na Tudo FM 102,5 sobre o polêmico projeto que proíbe o sacrifício de animais em cultos religiosos, o vereador Silvio Humberto (PSB) criticou duramente a matéria proposta pelo companheiro de legislativo, Marcell Moraes (PV) – o verde chegou a aceitar participar da discussão, mas reviu a decisão e não compareceu. Segundo o socialista, “o projeto viola claramente o artigo 5º da nossa Constituição, que prevê a liberdade religiosa, a liberdade de crença”.

De acordo com Humberto, a proposição margeia a intolerância religiosa e pode acirrar ânimos entre grupos sociais, o que não acontece atualmente. “Isso contraria a história da nossa cidade, de quem fala de diversidade, de quem pratica a diversidade. Eu acho que esse projeto vai de encontro a tudo que se tem construído ao longo desses anos, desses séculos, e sob um argumento pífio, frágil”, opinou o vereador do PSB.

O socialista indiretamente situou o projeto que proíbe a venda de animais em pet shops, também de autoria de Moraes como marcado pela ausência de discussão com a Câmara de Vereadores e com a sociedade. Na visão de Humberto, o receio é que a matéria que propõe o fim de sacrifícios animais em cultos afrobrasileiros avance sem o devido debate com a sociedade. “Ele não tenta dialogar, parece que não ouve o outro. Como é que você vai construir um projeto sem minimamente ouvir o outro?”, questiona.

Apesar dessa preocupação, o vereador indicou ter confiança que o projeto não seja aprovado no âmbito das comissões, especialmente a de Constituição, Justiça e Redação Final, pois trata de matéria insconstitucional. “Tem um princípio que é o da dignidade humana, que está relacionado ao direito a liberdade religiosa, que faz parte dos seus direitos fundamentais”, avalia Humberto, para justificar a incoerência legislativa da matéria. “Não esperava isso dele, que parece ter saído do armário nesse sentido”, alfinetou o socialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: