Wagner reúne imprensa e expectativa é de que saiam mudanças no secretariado

Mais um dia de espera. Esse é o prazo mínimo para a divulgação dos “ajustes” no secretariado estadual depois da chegada do governador Jaques Wagner da missão oficial na China. Desembarcando no final da noite de ontem, a expectativa de anúncios de Wagner ficou para hoje em entrevista coletiva agendada para às 15h, na governadoria. A pauta inclui os investimentos angariados pelo governo do Estado na viagem à China entre 14 e 22 de novembro, porém, nos bastidores, existe um buchicho forte sobre quais nomes podem ser substituídos no primeiro escalão estadual.

No programa semanal Conversa com o Governador, Wagner fez um balanço do período em que esteve fora da Bahia, captando investimentos para os setores petroquímico e automobilístico. “Há um grande interesse dos chineses de investir no Brasil. Sobre as duas missões centrais, a PetroChina e a Foton, eu digo que saímos de lá com elas consolidadas, além de todos os outros contatos que fizemos”, antecipou o governador, sem falar sobre mudanças na estrutura do estado. Por enquanto, o discurso evasivo sobre mudanças no secretariado evita muita tensão na equipe, mas algumas pastas possuem razões para apostar em alterações significativas para dinamizar o funcionamento da máquina governamental. Pelo menos é essa a conversa que predomina nos setores internos do governo.

Num clima de otimismo após uma viagem produtiva, o governador convocou a imprensa para divulgar os resultados e os “ajustes” no secretariado serão perguntas inevitáveis. Enquanto isso, os baianos ganham promessas de emprego num futuro próximo com a implantação de unidades fabris chinesas. “A Foton e a Bonco Bras são mais dois investimentos consolidados”, ressaltou Wagner. Segundo o governo, a Bonco é uma subsidiária da PetroChina, uma das duas maiores petroleiras chinesas, e produz ferramentas para exploração de petróleo em terra e em mar.

“Eles estão decididos a se instalar na Bahia. Já separamos um terreno. Precisam acabar de desenvolver o projeto e depois começar a construção da unidade fabril na região de Camaçari/Dias D’Ávila. Então, essa foi uma conquista importante”, completou o governador. Além das novas investidas, Wagner destacou a existente parceria entre a Bahia e a China, com a instalação da JAC Motors, com a produção de veículos de passeio e pequenos caminhões no polo automobilístico de Camaçari, e o investimento chinês na produção de soja, no oeste do estado.

“A própria embaixada disse que poucas vezes viu uma missão brasileira com tanta intensidade de encontros e contatos de trabalho”, lembrou o governador. Para ele, o interesse e as constantes negociações colocam a Bahia numa posição de destaque perante o mundo empresarial chinês. “A China é a segunda maior economia do mundo e entendeu que não pode só exportar. É preciso levar empresas para fora da China e eu creio que a gente só tem a ganhar com essa relação que estamos desenvolvendo desde o começo do governo”.

As apostas iniciais de interlocutores ligados ao governo estadual são que, no contexto das conquistas da Bahia na China, podem ser apresentados novos titulares nas secretarias de Relações Institucionais (Serin), cujo titular, Cezar Lisboa, deve migrar para o Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e, possivelmente, no Desenvolvimento Urbano.

Entre os nomes citados para participar do primeiro escalão figuram o ex-titular da Sedes, Carlos Martins, da ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e do líder do governo da Assembleia, Zé Neto. Eles, entretanto, enfrentam a dúvida de uma estada curta por conta da desincompatibilização para a eleição de 2014. A resposta deve ser anunciada logo mais, à tarde.

*Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 23 de janeiro de 2013. Reprodução autorizada desde que citada a origem do material

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: