Colégio de líderes discute nomes para comissões temáticas da Câmara

Ainda aguardando a confirmação oficial dos líderes partidários, as lideranças de governo e de oposição na Câmara de Vereadores continuam a discussão nos bastidores para formar as comissões temáticas do legislativo municipal. A previsão inicial de nomes definidos ainda esta semana foi adiada para a próxima segunda-feira, quando o colégio de líderes se reúne pela primeira vez na atual legislatura. Por enquanto, circulam indicativos de que Kiki Bispo (PTN) e Cláudio Tinoco (DEM) têm seus nomes garantidos na presidência das comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento e Fiscalização, respectivamente. Enquanto Bispo deve ter Tia Eron (PRB) como vice, Geraldo Jr. (PTN) deve ocupar o segundo posto na comissão liderada pelo democrata.

As escolhas, entretanto, permanecem sem confirmação dos vereadores, mais por estratégia do que por falta de entendimento dentro da bancada. Segundo o líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS), a proposta é respeitar nas comissões a proporcionalidade dos partidos como aconteceu na formação da mesa diretora. “A oposição vai ficar com quatro comissões, Transportes, Trânsito e Serviços Municipais, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade Social”, adiantou o governista.

Gilmar Santiago (PT), líder da oposição, assegura que os debates seguem internamente para definir os membros das comissões. De acordo com o petista, há a expectativa de acertar os últimos detalhes na reunião do colégio de líderes, como apontado por Joceval. “Tínhamos agendado para discutir o assunto hoje (ontem), porém não consegui encontrar com o líder do governo. Enquanto isso, vamos discutindo na bancada as composições”, afirmou Gilmar.

Apesar de não sacramentar os nomes, o próprio Gilmar antecipou que Luiz Carlos Suíca (PT) deverá ser confirmado como presidente da comissão de Meio Ambiente e Henrique Carballal (PT) fica com a presidência da comissão de Transportes. “As outras duas comissões ainda estamos discutindo quem deve ficar na presidência”, completou o líder oposicionista. Fontes da reportagem indicaram que o PT deve ficar ter mais um presidente de comissão e a outra, possivelmente Educação, será disputada por Everaldo Augusto (PCdoB) e Silvio Humberto (PSB).

*Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 23 de janeiro de 2013. Reprodução autorizada desde que citada a origem da matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: