Neto divulga o secretariado no dia 14

Mantido sob sigilo, o primeiro escalão do prefeito ACM Neto (DEM), que toma posse no dia 1º de janeiro, continua como uma bolsa de apostas para o meio político e para os veículos de imprensa. Porém, alguns rumores ganham força ao não serem desmentidos pela equipe do democrata. Por enquanto, apenas Mauro Ricardo Costa está confirmado na Fazenda, mas outros nomes estão consolidados no secretariado, como José Carlos Aleluia, que deve ir para a pasta de Urbanismo e Transportes, e Paulo Souto, ocupando a Casa Civil – ainda que não haja a confirmação oficial sobre qual secretaria. Segundo o próprio prefeito eleito, todos os nomes serão apresentados na próxima sexta-feira, dia 14, às 11h30, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

Ontem, Neto reuniu-se com empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide Bahia), quando proferiu a palestra “Desafios da nova Salvador”. No encontro, o democrata adiantou que a pasta de Desenvolvimento, Turismo e Cultura será gerida por um nome da iniciativa privada. Segundo informou, o novo secretário estava, inclusive, no evento de empresários (o que causou o maior buxixo entre os presentes). Para ele, a indicação de um nome do empresariado significava o peso e a importância que a pasta terá em sua administração, sobretudo, pelo papel que a pasta terá no desenvolvimento da cidade.

A ideia é que seja voltada para o empreendedorismo, com a criação de um núcleo para atração de investimentos. “Tudo isso, oferecendo segurança jurídica e regras claras para quem quiser investir em Salvador”, pontuou. A ideia é implantar na capital baiana o mesmo modelo que foi implantado em São Paulo, com a construção do Itaquerão, com a utilização de credito de ISS.

Hoje, ACM Neto tem um encontro com artistas e profissionais do ramo de entretenimento para falar sobre programas para o setor a partir de janeiro de 2013. A expectativa é que ele lance novidades para a Copa do Mundo e Copa das Confederações. O novo prefeito afirmou também que chamará baianos de expressividade em todas as áreas para formar um conselho de expoentes (notáveis), para colaborar com a elaboração de ideias para Salvador.

De acordo com informações de bastidores, ACM Neto despede-se do mandato de deputado amanhã ou na quinta-feira, com um discurso de renúncia. Ele, porém, deve permanecer na função oficialmente até as vésperas da posse. Depois, o democrata se dedica integralmente à composição da administração, cujos nomes do secretariado são do conhecimento apenas do próprio futuro prefeito, pois aliados e assessores esquivam-se de comentar sobre o assunto, atendendo a solicitação de Neto.

Algumas indicações, entretanto, ganham peso e surgem como mais prováveis integrantes do primeiro escalão do Palácio Thomé de Souza, como José Antonio Rodrigues, na Saúde, João Carlos Bacelar, na Educação, e Ivanilson Gomes, na Cidade Sustentável. Destes, Bacelar e Gomes fariam parte de cotas do PTN e do PV, aliados desde o primeiro turno das eleições.

Resta ainda indicar prováveis secretários do PSDB (o tucano Mauro Costa seria da cota pessoal do prefeito), do PMDB (que desembarcou na candidatura no segundo turno) e do PPS (cujo vereador Joceval Rodrigues pode preencher a pasta da Promoção Social e Combate à Pobreza, sobretudo, por contar com o apoio da Igreja Católica). Apesar de citado pela imprensa como uma secretaria para o PPS, a Promoção Social e Combate à Pobreza pode ser ocupada também pelo deputado federal Maurício Trindade (PR).

* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 11 de dezembro de 2012 (com contribuições de Fernanda Chagas e Osvaldo Lyra)

Deixe um comentário