Prefeito eleito ACM Neto entrega projeto de reforma administrativa

O projeto que será entregue nesta terça-feira (4/12) ao prefeito João Henrique (PP) pelo futuro gestor, ACM Neto (DEM), promete alterações consideráveis na estrutura das secretarias e órgãos municipais. E, segundo informações de bastidores, algumas surpresas do ponto de vista administrativo.

O democrata espera que o documento, fruto dos estudos da equipe de transição e da consultoria internacional  McKinsey, seja votado ainda pela atual legislatura da Câmara para entrar em vigor assim que Neto chegar ao Palácio Thomé de Souza, em 1º de janeiro de 2013. As informações, entretanto, estão restritas e o prefeito eleito – bem como integrantes da equipe dele – limita o acesso aos dados.

Na avaliação dos vereadores da atual composição do Legislativo, ainda há tempo hábil para votar o projeto de reforma administrativa, porém as lideranças divergem quanto ao resultado de uma virtual votação em 2012. Enquanto o líder do governo na Câmara, Téo Senna (PTC), aposta na aprovação, ancorado na perspectiva de que o projeto trará benefícios à cidade, a vereadora Vânia Galvão (PT), líder da oposição, pondera. Para ela, uma matéria como essa deveria ser discutida com mais cautela, além do curto espaço de tempo dedicado à transição de prefeitos.

“Esperamos que seja algo bom para a cidade. Depois de avaliar o projeto, vamos verificar. O que lamento é que um projeto como esse seja avaliado em tão pouco tempo”, critica a oposicionista. Vânia discorda de uma reforma votada rapidamente utilizando como exemplo a última, proposta pelo atual prefeito João Henrique.

“A reforma excluiu a Secretaria de Esportes e, com a Copa do Mundo, o prefeito enviou um projeto para criar a Secretaria Especial da Copa. Não fez sentido a exclusão da Secretaria de Esportes”, cita a líder da oposição. Apesar do ceticismo, a petista não descarta que a oposição pode não dificultar o processo de análise da reforma administrativa. “Se for uma coisa boa para a cidade, nós aprovamos”, assegura.

Téo Senna, porém, é menos otimista com relação ao comportamento da oposição. Para ele, é possível haver um retardamento na apreciação do projeto. “Não deveria ter, mas a oposição está contra tudo e contra todos. Espero que a oposição não crie caso com a reforma administrativa”, defende Senna.

Secretariado
A confirmação do próprio ACM Neto ainda não aconteceu, mas informações de pessoas próximas ao futuro prefeito garantem que o único nome confirmado para o primeiro escalão da administração democrata é o de Mauro Ricardo Costa, atual secretário de Finanças de São Paulo, para ocupar a pasta da Fazenda na capital baiana.

Conhecido pelas medidas austeras no trato da máquina pública paulistana, o perfil de Costa é estritamente técnico, mas aponta certa aproximação de Neto com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e com o PSDB paulista, responsável pela coligação do democrata com os tucanos soteropolitanos.

Os nomes de José Carlos Aleluia e João Carlos Bacelar, presidentes estaduais do DEM e do PTN, respectivamente, aparecem com força para ocupar pastas em janeiro. Aleluia ficaria com a Secretaria de Transportes e Bacelar permaneceria na atual função, à frente da Secretaria de Educação.

Para a Saúde, o cotado seria José Antonio Rodrigues Alves, atual provedor da Santa Casa de Misericórdia e ex-secretário da pasta correspondente no governo Paulo Souto. A expectativa, entretanto, é que a maioria do secretariado fique em sigilo até o dia 14 de dezembro, quando a assessoria do prefeito indicou que ele anunciaria toda a composição da administração.

* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 04 de dezembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: