TRE adia escolha de substituto para desembargador Carlos Dultra Cintra

A expectativa para que o substituto do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) fosse escolhido ontem foi adiada para a sessão extraordinária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) convocada para segunda-feira (26).

A sessão de ontem não teve o tema como pauta e o assunto limitou-se a especulações e articulações por parte dos desembargadores interessados em ocupar a vaga de Cintra, atual vice-presidente do TRE-BA.

Circulam informações nos bastidores de que um grupo de magistrados defende o que eles batizaram de “uma escolha ética”, sinalizando que o processo de seleção não deve seguir sem embates ásperos entre companheiros de toga. Dos atuais 37 integrantes do TJ-BA, estão na disputa Clésio Rômulo Carrilho Rosa, José Olegário Monção Caldas, Maria do Socorro Barreto Santiago e Carlos Roberto Santos Araújo.

Há algum tempo o Tribunal de Justiça da Bahia tem se envolvido em polêmicas relacionadas em escolhas internas e de novos integrantes para a corte, como a promoção da juíza Luislinda Valois, julgada após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em dezembro de 2011. Outro caso que chamou atenção da imprensa há alguns meses foi as impugnações de promoções solicitadas pelo juiz Baltazar Miranda, baseado na falta de análise do relatório de produtividade dos magistrados, conforme recomendação também do CNJ.

A Justiça baiana esteve envolvida ainda em dois episódios com relação a eleição para dirigentes do TRE-BA e do próprio TJ-BA. No caso do Tribunal Eleitoral, a desembargadora Daisy Lago, derrotada pela atual presidente do órgão, Sara Brito, alegou a ocorrência de fraude na eleição no começo de 2012.

E, no Tribunal de Justiça, a acusação partiu do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), que argumentou que a eleição do atual presidente, Mário Alberto Hirs, aconteceu com cartas marcadas. Com a atual conjuntura, é possível que o preenchimento da vaga de Cintra no TRE-BA ganhe os mesmos contornos polêmicos.

* Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 22 de novembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: