Encontro de confrades reúne petistas para dar apoio a Zé Dirceu

Era para ser uma reunião entre amigos. Era. Antecipado pela Tribuna, o almoço na casa do deputado federal Josias Gomes (PT-BA) em solidariedade ao ex-ministro José Dirceu se tornou num evento simbólico de apoio ao petista, condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. “Os companheiros do PT, pessoas que fundaram o partido na Bahia, estavam presentes. Não foi um evento da cúpula do PT, foi um encontro de amigos, somente a turma antiga do partido”, afirmou Gomes.

De acordo com o parlamentar, o almoço tinha como objetivo único demonstrar a solidariedade de correligionários próximos a José Dirceu, que, na opinião de Gomes, não merece o tratamento a que foi submetido. “Se fosse um almoço em solidariedade a José Dirceu, a casa não caberia”, brincou o deputado.

Participaram da reunião figuras como Edival Passos – “primeiro candidato a governador pelo PT na Bahia”, como frisou Gomes -, o prefeito eleito de Teixeira de Freitas, João Bosco, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, estes dois últimos apontados como candidatos à sucessão do governador Jaques Wagner.

Apesar de tratar-se apenas de um encontro de confrades, a participação dos secretários estaduais, apontados como possíveis candidatos em 2014, mostra que ambos estão disputando também a atenção de um dos nomes fortes do PT no cenário nacional.

Citado como favorito de Dirceu, Gabrielli é integrante da mesma tendência do ex-ministro, enquanto Rui Costa é parte do Reencantar, grupo político da sigla na Bahia muito ligado ao governador. Mesmo estando no olho da polêmica do mensalão, Dirceu é considerado um dos principais articuladores do Partido dos Trabalhadores. E a simples reunião de amigos prova isso.

* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 20 de novembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: