Paulo Souto é coordenador da transição

Minutos antes de começar a reunião com o atual prefeito João Henrique (PP), o futuro gestor soteropolitano ACM Neto (DEM) anunciou que o ex-governador Paulo Souto coordenará a transição entre as administrações da capital baiana. Os rumores da escolha de Souto já circulavam nos bastidores e houve apenas a confirmação da expectativa apontada pela Tribuna. “A minha preocupação é para que as equipes possam trabalhar num espírito de cooperação mútua”, afirmou o democrata, que visitou o Palácio Thomé de Souza pela primeira vez desde que foi confirmado como prefeito de Salvador. Sobre a formação da equipe de secretários para o futuro mandato, ACM Neto manteve a cautela comum para governantes recém-eleitos. “Não estamos com pressa. A última coisa são os nomes. Temos muito tempo ainda”, defendeu o democrata. O próprio Neto citou a experiência do ex-governador para conduzir o processo e lembrou da participação de Paulo Souto na formatação do plano apresentado durante a campanha.

O anúncio do líder da transição aconteceu após uma visita de ACM Neto ao Rio de Janeiro, onde conversou com o prefeito reeleito Eduardo Paes (PMDB) sobre o choque de gestão dos 100 primeiros dias do primeiro mandato dele no Executivo carioca, tido como exemplar pelo democrata. “Estamos buscando uma consultoria externa para suporte na revisão da gestão administrativa da prefeitura”, pontuou o futuro prefeito, refutando a hipótese de realizar auditorias como críticas à administração de João Henrique.
Segundo ACM Neto, a ideia é aproveitar modelos de gestão utilizados com sucesso em outras cidades do país e do mundo, com o apoio de consultores que já atuaram nessa área de planejamento.

“Essa reunião servirá para definir o modos operandi da transição, quem vai ser indicado pelo prefeito João Henrique e quem será indicado por mim para compor a equipe”, frisou ACM Neto, evitando tecer comentários sobre JH. “Não há nenhuma surpresa com as despesas. O cobertor é curto, mas eu sabia disso desde a campanha. Teremos que tomar medidas duras no começo, porém serão medidas estruturantes”, adiantou o democrata, prometendo ainda muita austeridade durante o período em que estiver à frente da Prefeitura de Salvador. O resultado do encontro entre ele e o atual prefeito não foi divulgado até o fechamento desta edição.

De acordo com o futuro prefeito, a capital baiana necessita de um conjunto de ações prioritárias, que serão analisadas a partir de um modelo adequado de gestão. “Vamos economizar ao máximo e ampliar a arrecadação da prefeitura, além da revisão de contratos, do número de cargos de confianças e de despesas com automóveis e energia, por exemplo”, completou. ACM Neto assegurou que não deve reduzir o número de secretarias, mas deve reduzir a quantidade de cargos de confiança. “Salvador não tem muitas secretarias e existem outras maneiras de economizar. Vou determinar a não ocupação de cargos de confiança como uma das medidas”, prometeu.

O prefeito João Henrique também falou rapidamente com a imprensa antes da reunião com ACM Neto e reafirmou a torcida pelo democrata na eleição. “Fiquei muito feliz com o resultado da eleição, até mesmo pela nossa proximidade política”, afirmou o progressista. JH ainda reacendeu a indisposição com o governo do estado ao defender a capital baiana. Segundo o prefeito, a falta de estrutura no interior e a seca obrigarão o seu sucessor a enfrentar um aporte de 100 mil novos moradores por ano, o dobro do usual. “Mas entregarei a prefeitura melhor do que recebi”, concluiu o progressista, alfinetando ainda o ex-prefeito Antonio Imbassahy e prometendo entregar a prefeitura sem restos a pagar.

* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 02 de novembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: