Eleição provoca mudanças na Câmara

Independente de quem saísse vitorioso da eleição em Salvador, a bancada da Bahia na Câmara Federal passaria por alterações estratégicas para DEM e para PT. A expectativa encerrada no domingo mostra que o Democratas perde o líder da oposição, o prefeito eleito ACM Neto, e ganha o suplente Luiz Barbosa de Deus, ex-deputado estadual por quatro mandatos seguidos, que ficou de fora do Congresso Nacional por apenas 269 votos – foi o 7º mais votado da sigla em 2010.

Dois anos após assumir seu terceiro mandato consecutivo, o ferrenho opositor dá lugar, a partir de 1º de janeiro de 2013, a um político de 72 anos cuja área de atuação concentra-se na região de Paulo Afonso, ao norte da Bahia. “Nunca vivi ansioso para ocupar este cargo de deputado federal, mas agora, que a oportunidade apareceu, vou trabalhar em benefício de Paulo Afonso e da região”, afirmou o futuro deputado federal ao site Paulo Afonso Notícias. Na eleição de 2010, Luiz de Deus deixou para trás figuras proeminentes do antigo PFL no Congresso Nacional, como os ex-deputados Luiz Carrera e Jorge Khoury. Agora, terá a missão de substituir um dos grandes nomes do DEM no cenário político de Brasília.

Do lado oposto, a derrota também provocou mudanças na composição da base aliada do governador Jaques Wagner em Brasília. Licenciados para trabalhar na campanha eleitoral na capital baiana, Nelson Pelegrino (PT) e Marcos Medrado (PDT) retomam os cargos no começo de novembro e ocupam os espaços preenchidos até então pelos deputados petistas Emiliano José e Sérgio Carneiro. Ambos eram mantidos estrategicamente no Congresso Nacional como interlocutor do partido na tribuna, no caso de Emiliano, e como relator-geral do projeto do Código de Processo Civil (CPC).

* Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 30 de outubro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: