Da Luz anuncia apoio a Pelegrino
Quando pouco mais de 5 mil votos separam o primeiro do segundo colocado numa eleição, até mesmo os últimos passam a ser aliados cobiçados. Ainda mais quando o lanterna recebeu quase quatro vezes mais “Confirma” do que essa diferença – cerca de 1,5% do total de eleitores.
Nesse embalo, Nelson Pelegrino (PT) arrematou ontem o único candidato a prefeito derrotado no primeiro turno que ainda não havia declarado apoio oficial na segunda etapa, Rogério Tadeu Da Luz (PRTB). Com essa aquisição, o petista concentra o apoio de todos os ex-candidatos, exceto o de Hamilton Assis (PSOL), que desde o princípio anunciou que não marcharia com qualquer um dos candidatos que disputam o segundo turno, fato destacado por Pelegrino durante o ato que marcou a chegada de Da Luz ao arco de alianças da sua candidatura.
* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 18 de outubro de 2012
Conhecido pelo perfil excêntrico e pelos apelidos aos adversários – Tom e Jerry para Pelegrino e ACM Neto (DEM) e Gargamel para Mário Kertész (ex-PMDB) -, Da Luz seguiu o caminho esperado para um partido que compõe a base do governo federal. Além de declarar o apoio ao projeto petista, o presidente estadual do PRTB aproveitou para alfinetar o democrata ao afirmar que aguardou o desfecho interno do PMDB antes de tomar uma posição. “Temos que defender Salvador de Geddel [Vieira Lima]. Assim que ele tomou a decisão de ir para o lado do DEM, eu tive a certeza de que lado estaria”, afirmou Da Luz para uma plateia de cerca de 50 filiados ao PRTB.
Um dos argumentos utilizados por Da Luz para justificar o apoio foi a tônica do discurso petista durante o primeiro turno, o alinhamento com outras esferas de poder. O mesmo princípio vem sendo abordado pelos outros dois ex-candidatos que agora marcham com o petista, Mário Kertész e Márcio Marinho (PRB). Somam-se às conquistas do petista o PSC e o PSL, que no primeiro turno formaram parceria com Kertész e Marinho, respectivamente. No total, a coligação “Todos Juntos por Salvador” capitalizou 19 siglas.