Nelson Pelegrino e ACM Neto falam sobre o segundo turno

Confirmando as tendências apontadas nas recentes pesquisas eleitorais, a eleição para prefeito de Salvador será definida no segundo turno.

Numa disputa bastante acirrada, o candidato ACM Neto (DEM) obteve 40,17% dos votos, contra Nelson Pelegrino (PT) que obteve 39,73%, menos de 1 ponto porcentual de diferença – apenas 5.596 votos -, com promessa de batalha voto a voto no próximo embate dia 27.

À frente nas últimas pesquisas, Pelegrino minimizou a segunda posição no pleito, apontando, principalmente, a equiparação das votações entre ele e o adversário democrata.

Em entrevista coletiva, após a consolidação do resultado, o petista frisou que sempre soube que a disputa seria equilibrada. “As pesquisas mostraram um grande equilíbrio entre os candidatos e as urnas comprovaram isso. A leitura é que nós saímos com 13% e chegamos empatados. Nós sempre apostamos que essa eleição seria definida no segundo turno. Acho que nós vamos ganhar a eleição”, afirmou Pelegrino.

“O candidato do DEM achava que ia ganhar no primeiro turno e a disputa acabou ficando para o segundo turno. Foi um crescimento importante nosso”, indicou Pelegrino.

No comitê de campanha do candidato, na Avenida ACM, a militância do PT entoava o jingle da campanha, vibrando a cada vez que o nome de Pelegrino era repetido na música.

Sempre ao seu lado, além da candidata a vice-prefeita, Olívia Santana (PCdoB), figurava o deputado federal Sérgio Carneiro (PT), irmão do atual prefeito de Salvador, João Henrique, e um dos maiores entusiastas da candidatura do petista.

Disputando pela quarta vez a prefeitura de Salvador, Pelegrino lembrou das tentativas anteriores, quando, segundo ele, ficou de fora por um percentual muito pequeno – número que se repetiu em 2012, porém garantindo uma vaga para o petista pela primeira vez na disputa do segundo turno.

“Considero que a campanha foi vitoriosa, vamos para o segundo turno crescendo”, apontou o petista, que aproveitou para alfinetar os adversários. “Eles já tiveram a oportunidade de governar Salvador. Vamos mostrar que nós somos a mudança”, provocou Pelegrino, que atendeu uma chamada do governador pouco depois da coletiva, antes de se deslocar até o Rio Vermelho, ponto de encontro tradicional entre os militantes do PT.

O candidato democrata correspondeu à euforia de sua militância que o esperava ontem à noite no comitê de campanha, na Avenida Vasco da Gama, após 100% das urnas fechadas e bradou que irá ganhar na segunda etapa da eleição, tendo como estímulo a “aliança com o povo de Salvador”.

“O Ibope deu que a gente perdia por sete pontos e nós ganhamos neste primeiro turno. O povo de Salvador mostrou hoje que é livre e que sabe escolher e nós vamos juntos na luta pelo segundo turno e se Deus quiser vamos chegar lá”, discursou ao lado da vice Célia Sacramento (PV) e aliados.

ACM Neto ironizou a pesquisa de boca de urna e as demais avaliações dos últimos dias que apontavam Pelegrino na frente. “A turma do Ibope vai dormir triste não é?”, questionou, provocando risos. Já na entrevista coletiva, o candidato foi mais enfático e disse diretamente que o instituto havia errado “feio” e que por isso teria que “se explicar” para o eleitor.

Questionado se o tom da campanha seria mais agressivo no segundo turno, Neto negou, mas deixou nas entrelinhas que se houvesse ataque, ele partiria para a defesa. “Eu quero discutir a cidade. Eu não quero agredir ninguém. Agora eu tenho que me defender. Eu fui o candidato a prefeito mais agredido do país. Fui agredido pela campanha do PT que tinha três vezes mais tempo de propaganda”, enfatizou.

* Matéria de Lilian Machado e Fernando Duarte, publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 08 de outubro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: