Cartas estão na mesa para o jogo eleitoral

As cartas estão na mesa do jogo eleitoral para serem jogadas. Contabilizando erros e acertos, os seis postulantes ao Palácio Thomé de Souza chegam à fase final do pleito e traçam suas últimas estratégias de campanha. Destaque para os líderes ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT). O democrata, por exemplo, deve aproveitar o último debate do primeiro turno (da TV Bahia, nesta quiinta-feira, 4) para focar na discussão dos problemas da cidade, reforçando suas propostas.

Apesar de ter um formato mais engessado, se comparado com os embates de outras emissoras, é esperado também que Neto compare os modelos de gestão do PT e do DEM e traga à tona assuntos como as greves dos professores e da Policia Militar, o helicóptero usado pelo governador Jaques Wagner em seus deslocamentos, além do mensalão.

Até sábado (6), o candidato do DEM vai intensificar também o corpo a corpo na rua. A última atividade de campanha será uma “grande carreata” pelo Subúrbio Ferroviário, como diz a própria assessoria. Subúrbio, inclusive, que mereceu atenção especial da campanha democrata. A ideia, segundo o marqueteiro Pascoal Gomes, é levar para o contato com a população o mesmo tom otimista usado no último programa do horário eleitoral, pra cima, com muitas propostas para a cidade. “A ideia é levar para a população a emoção de ACM Neto e a certeza de que resgatará a autoestima das pessoas e restabelecerá os serviços públicos da cidade”, disse o estrategista.

Já o candidato do PT, Nelson Pelegrino, deve manter o tom propositivo nessa reta final de campanha. Segundo o marqueteiro Sidônio Palmeira, o tom a ser usado no debate da TV Bahia, por exemplo, será o da apresentação de propostas viáveis para a cidade, “como foi desde o começo da campanha”. “Nelson vai continuar tranquilo, sem baixar o nível, discutindo as propostas viáveis para a cidade”. O marqueteiro disse ainda que o embate servirá para mostrar que o adversário ACM Neto participou do atual governo João Henrique, além de reforçar a necessidade de alinhamento com os governos federal e estadual.

A expectativa também é que o petista Nelson Pelegrino amplie o corpo a corpo, reforçando a presença da militância na rua. Amanhã, “vamos fazer uma grande caminhada do Campo Grande à Praça Municipal”. No sábado, a campanha será encerrada com uma carreata, por diversos pontos da cidade.

Horário eleitoral – Os prefeituráveis de Salvador disseram adeus ao horário eleitoral gratuito ontem num tom menos agressivo do que o esperado para a reta final da campanha eleitoral – hoje a propaganda eleitoral é destinada aos candidatos a vereador. Num tom de despedida, Kertész lembrou de quando foi prefeito e insistiu no confronto entre os resultados das pesquisas e da apuração das urnas. Nos ataques, o peemedebista manteve ACM Neto como alvo. Mais emotivo, Kertész evocou com veemência o slogan “Deixe o coração mandar” para conseguir melhor desempenho no domingo.

Também num clima de despedida, ACM Neto abusou da emoção na última propaganda eleitoral do primeiro turno. E alfinetou o principal adversário, Pelegrino, com a desconstrução do discurso de alinhamento entre as esferas de governo utilizando falas de populares. “Eu fui alvo de uma das campanhas mais violentas do Brasil”, reclamou.

Líder nas pesquisas, o petista pareceu conter lágrimas ao descrever sua relação com a cidade. Seu principal mote foi “Pelegrino é povo”, repetido por eleitores e por personagens marcantes da campanha, incluindo a própria mãe, o governador Jaques Wagner, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff. A despedida dele e de ACM Neto foram num tom de “até breve”, ou “até o 2º turno”.

* Matéria de Osvaldo Lyra e Fernando Duarte publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 04 de outubro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: