Inserções concentram ataques entre candidatos

Além dos ataques mais incisivos de Nelson Pelegrino (PT) ao principal adversário, ACM Neto (DEM), o horário eleitoral ganhou, nos últimos instantes, um esquema mais provocativo entre os adversários. O petista, que já concentrava suas forças na desconstrução do adversário no programa eleitoral, celebra agora a mudança nas posições observadas na última pesquisa Ibope/ TV Bahia, em que aparece à frente.

A explicação mais simplista da estratégia deve-se a diferença nos tempos entre os candidatos – Pelegrino possui quase três vezes o espaço do adversário. Com mais tempo, resultado da coligação entre 15 partidos, o petista usa tanto o horário eleitoral quanto as inserções nos intervalos comerciais para reforçar sua imagem frente aos adversários. E os exemplos vão desde a abordagem do posicionamento do DEM contrário ao sistema de cotas até a “surra” prometida por ACM Neto no plenário da Câmara Federal. São nessas inserções, inclusive, que os candidatos atacam de maneira mais clara os demais candidatos

Na batalha travada entre Pelegrino e ACM Neto, os intervalos da programação e o horário eleitoral gratuito, especialmente da televisão, abrem espaço para ataques diretos. Ainda que “defendam” um alto nível da campanha, não têm sido incomuns alfinetadas entre o petista e o democrata. Inicialmente mais defensivo, ACM Neto adota agora como alvo, principalmente, o governo estadual – como a propaganda sobre os custos de manutenção do helicóptero do Governo do Estado – e usa a voz do povo para desconstruir a imagem do petista.

Quem estreou no tom mais incisivo nos últimos dias foi Mário Kertész (PMDB). Nas inserções e ontem no horário eleitoral, o peemedebista lembrou dos resultados das pesquisas eleitorais de 2006 e 2008, comparando-os à apuração das urnas, e provoca a falta de experiência dos adversários em funções do Executivo, citando o prefeito João Henrique como exemplo dessa situação. Agora, os candidatos a prefeito têm apenas o programa de quarta-feira e os debates para mostrarem porque merecem ser votados.

* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 02 de outubro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: