Dr. Jean lidera disputa pela prefeitura de Cruz das Almas
Segundo colocado na eleição de 2008, o peemedebista Dr. Jean lidera as intenções de voto em Cruz das Almas, com cerca de 20% de frente com relação ao segundo colocado, o atual vice-prefeito da cidade, Valtércio (PT). A pesquisa nº 00187/2012 ouviu 885 pessoas entre os dias 8 e 10 de setembro e foi realizada pelo instituto Séculos. De acordo com o levantamento, Dr. Jean possui 48,89% e Valtércio 28,07%. “O resultado da pesquisa confirma as nossas expectativas. As pesquisas internas já apontavam essa diferença”, afirma o primeiro colocado.
Para Dr. Jean, prefeito entre 1998 e 2004, houve um desgaste grande da atual administração do Executivo cruz-almense, do petista Orlandinho, uma das razões pela qual há essa diferença porcentual. “Em 2008, a cidade viveu a onda do PT, mas passou quatro anos e não viu mudança”, critica o peemedebista, que continua em campanha mesmo tendo o registro de candidatura sob análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). “Entregamos os documentos comprobatórios e o Tribunal vai analisar os embargos. Se for mantida a decisão da impugnação no TRE, vamos recorrer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, aponta Dr. Jean. O argumento para o processo baseia-se, segundo ele, num desvio de finalidade de um convênio à época em que esteve à frente da Prefeitura. “Sobrou dinheiro de um convênio e investi em outra rubrica”, resume o prefeiturável.
O petista Valtércio não refuta os dados da pesquisa, porém acredita que o panorama atual da cidade é diferente do apresentado na amostragem. “Tenho certeza de que esse cenário será revertido ou já foi revertido, pois o levantamento foi há alguns dias atrás”, indica o candidato, que tenta dar prosseguimento ao projeto de oito anos do PT à frente do Executivo municipal. “Cruz das Almas é uma outra cidade, principalmente por causa do alinhamento com os governos federal e estadual”, destaca o candidato petista Valtércio, citando a chegada da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) como um dos investimentos dos governos do PT na região.
Cruz das Almas possui ainda outros dois candidatos a prefeito, Dr. Fernandinho (PV), que pontuou na pesquisa Séculus com 2,57% das intenções de voto, e Professor Luciano Borba (PSOL) que obteve 1,29%.
* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 25 de setembro de 2012.
NEM CRISTO ACREDITA. 10.000 MIL VOTOS DE FRENTE SE NA ULTIMA PERDEU POR 5.000.
VAI CONTAR OUTRA HISTORIA, SEU 15 DOENTE. SE TU FOSTES 13 A PESQUISA SERIA OUTRA NÃO É?
Cara Euvira,
A pesquisa foi devidamente registrada no TRE-BA e apenas reproduzimos a informação. Como você deve ter observado, inclusive, conversamos também com o candidato Valtércio (PT), que apresentou sua versão para a pesquisa, sugerindo alterações no cenário. Não há qualquer tipo de tendência na matéria – mesmo porque não há empatia por candidato A ou B.
De qualquer forma, obrigado pelo comentário.