Lula aposta na vitória de Pelegrino

Lula chegou. Aos gritos de “Olé, olé, olé, olé, olá, Lula, Lula”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido nessa sexta-feira (14/9) no comício de apoio à candidatura de Nelson Pelegrino (PT) na Praça Castro Alves, repleta de militantes e apoiadores dos mais de 600 candidatos a vereador ligados à coligação “Todos juntos por Salvador”. Participando pela primeira vez em 2012 de uma campanha no Nordeste, Lula é considerado a “mola mestra” para a virada do petista nas pesquisas eleitorais, depois do crescimento de 11% entre os últimos levantamentos do Ibope.

“Já vínhamos observando nas pesquisas internas que o crescimento de Pelegrino mostrava o segundo turno em Salvador. É o quadro de polarização que mostra que a eleição na Bahia é nacional”, relatou à Tribuna o presidente estadual do PT, Jonas Paulo. De acordo com o dirigente, “é a onda vermelha que está irradiando no interior e está chegando a Salvador”. A presença de Lula na eleição soteropolitana foi celebrada pelos petistas como um dos momentos mais marcantes da campanha eleitoral até então.

Para o governador Jaques Wagner, que recebeu o ex-presidente no aeroporto e acompanhou-o durante a estadia na capital baiana, Lula é o comandante de “uma jangada com a vela aberta, conduzida hoje pela presidenta Dilma (Rousseff)”. “O tempo da fruta é no dia 07 de outubro. O tempo da fruta é no dia 28 de outubro”, afirmou Wagner, confirmando a expectativa de segundo turno com o candidato Nelson Pelegrino disputando votos até os últimos instantes da eleição.

“Não podemos deixar Salvador na contramão desse projeto”, assegurou o governador, em meio a lembranças dos projetos e das obras realizadas durante a administração do PT nos governos federal e estadual. “Na hora de entregar a obra, Dilma não olha o partido do governador. Nós estamos fazendo obras nos 417 municípios da Bahia, independente de partido”, comentou o chefe do Executivo estadual, empolgado com o que ele chamou de “virada de Pelegrino”. Wagner aproveitou ainda para alfinetar o principal adversário de Pelegrino segundo as pesquisas de intenção de voto, o democrata ACM Neto. “Lídice (da Mata) foi massacrada por aqueles que tentam tomar a prefeitura agora”, disse, ao lado da agora senadora e numa referência ao período em que ela esteve como prefeita de Salvador e o grupo político relacionado ao adversário controlava a injeção de investimentos na cidade.

O tom de Pelegrino também foi de ataques aos adversários, de uma maneira até mais direta. “O PT está melhor, trouxe o ex-presidente Lula, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), senadores, o governador. O time de Neto é ele e Imbassahy”, provocou o candidato, comentando o anúncio da adesão do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) à campanha do adversário. Em meio ao discurso, Pelegrino lembrou da influência que o ex-presidente teve na construção de um projeto baseado na melhoria da qualidade de vida da população. Como reverência ao convidado especial da noite, Lula foi o último a falar.

Com a voz ainda rouca, resultado do tratamento contra o câncer de laringe, o ex-presidente enfrentou a população e bradou seu apoio a Pelegrino. “O que faz uma boa administração não é um bom discurso. É um bom projeto. Se Pelegrino chegar com um bom projeto com Wagner, a presidente Dilma também vai apoiar”, apontou, afirmando que “quando o prefeito está alinhado com o governador, quem ganha é o povo”. “Eu sei o que eles fizeram com Lídice, com pão e água. O povo dessa cidade linda não vai deixar o retrocesso chegar”, alfinetou Lula. “‘Nelsinho’, se você me convidar para a sua posse, eu estarei aqui”, prometeu.

* Publicado originalmente na Tribunda da Bahia de 15 e 16 de setembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: