ACM Neto lidera; Pelegrino cresce 3,6%

Pesquisa divulgada nessa quarta-feira (5/9) pelo Planter – Observatório do Comportamento e Tendências aponta uma ligeira queda do líder dos levantamentos dos demais institutos para a prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM). De acordo com os dados obtidos a partir de entrevistas com 2.000 pessoas, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o democrata continua na ponta, com 39% das intenções de voto, seguido pelo petista Nelson Pelegrino, que atingiu 21,6%, ultrapassando pela primeira vez a casa dos 20 pontos percentuais.

No levantamento estimulado, quando o entrevistador indica quais são os concorrentes no pleito, Mário Kertész (PMDB) obteve 9,3% das intenções de voto e Mário Marinho (PRB) 5,9%. Rogério Da Luz (PRTB) e Hamilton Assis (PSOL) apresentaram um crescimento significativo com relação às demais pesquisas divulgadas, tendo preferência de 3,6% e 3,5% dos eleitores, respectivamente. Votos brancos, nulos e indecisos somaram 17,5% dos entrevistados. As diferenças apresentadas entre a pesquisa do Planter e as divulgadas anteriormente sugerem a influência do horário eleitoral gratuito nas opções dos eleitores – o horário eleitoral gratuito está no ar desde o dia 21 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BA-00101/2012.

O Observatório mensurou ainda o índice de rejeição de todos os candidatos ao Palácio Thomé de Souza. Diferente das informações aferidas nas outras pesquisas, Pelegrino aparece à frente, com 20,3% dos entrevistados, afirmando que não votariam de jeito nenhum no petista para prefeito. ACM Neto está na segunda posição, com 18,9%, seguido por Kertész, com 15,7%. Da Luz, até então apontado com o maior índice de rejeição entre os favoráveis, foi a resposta de 11,2% dos eleitores, enquanto Hamilton Assis e Marinho foram indicados por 5,8% e 5,6%.

Apesar de ser a primeira pesquisa a tentar qualificar o resultado dos dados obtidos na sondagem espontânea, 29,6% dos entrevistados não opinaram quais as razões para optarem por um dos candidatos. No total, houve algumas centenas de respostas distintas para explicar o porquê de um candidato ter sido escolhido em detrimento a outro. Nesse levantamento, quando não são dados os nomes dos prefeituráveis, ACM Neto também lidera, com 36,3% das intenções de votos, seguido por Pelegrino, com 19,6%. Mário Kertész foi apontado por 8,7% dos entrevistados, Márcio Marinho por 5,8%, Da Luz por 3,4% e Hamilton Assis por 3,3%. Votos brancos, nulos ou não responderam somaram 23,1%.

A pesquisa simulou ainda três embates no segundo turno das eleições, com os três candidatos que melhor pontuaram na pesquisa, ACM Neto, Nelson Pelegrino e Mário Kertész. Tanto na disputa com o petista quanto com o peemedebista, ACM Neto sairia vitorioso das urnas, com 45,2% dos votos contra 31% de Pelegrino e 48,5% dos votos contra 24,2% de Kertész, uma diferença maior. No caso de uma disputa entre Pelegrino e Kertész, o petista teria vantagem, com 40,6% dos votos contra 27,6%.

O Planter questionou ainda os eleitores sobre as avaliações dos governos municipal, estadual e federal. O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), teve a administração considerada negativa por 79,5% dos entrevistados. Apenas 1,1% dos entrevistados considerou o governo municipal muito bom. Jaques Wagner (PT) foi mais bem avaliado na pesquisa, mas ainda assim obteve 73,3% das avaliações como muito ruim, ruim ou regular. A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), foi na contramão dos demais governantes e ficou avaliação boa ou muito boa para 51,6% dos entrevistados.

*Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 06 de setembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: