PTN lança “João 2014”; oposição ironiza

A bandeira “João 2014” ainda não foi oficialmente içada, apenas cogitada pelo prefeito João Henrique (PP), mas já ganhou a adesão do PTN, partido que integra a base de apoio do alcaide na prefeitura. Durante evento do Dia do Outdoor, o presidente da sigla em Salvador, vereador Geraldo Jr., não escondeu a empolgação com o projeto e lançou extraoficialmente a campanha do pepista para o Palácio de Ondina em 2014. “Eu nunca consegui lembrar de outra administração tão boa quanto a dele. O prefeito João Henrique é a maior liderança política de Salvador atualmente”, assegurou.

O namoro entre João Henrique e o PTN é antigo e sua migração para a legenda começa a circular com força nos bastidores, apesar da negativa do dirigente estadual da legenda, João Carlos Bacelar, titular da secretaria de Educação soteropolitana. “Nunca conversamos sobre isso, mas as portas do PTN estão abertas para o prefeito”, tangenciou Bacelar. Depois de iniciar a gestão no Palácio Thomé de Souza pelo PDT, pular para o PMDB e finalizar no PP, uma nova mudança de João Henrique não surpreenderia a cena política local. “Ele (o prefeito) é uma das maiores lideranças da Bahia, mas antes de 2014, temos 2012. O PTN está focado na eleição dos candidatos a prefeito e a vereador”, afirmou Bacelar. O secretário, entretanto, admite que João Henrique é um dos principais nomes em análise por sua sigla para apoiar como candidato a governador em 2014.

“Lancei a candidatura de João Henrique porque o prefeito tem sido alvo de críticas daqueles que almejam ser prefeito. Administrar uma cidade como Salvador é complicado, estando na máquina é diferente. Qualquer um que assumir a prefeitura vai ter dificuldade”, apontou o vereador Geraldo Jr, destacando ações como as obras de macrodrenagem nas avenidas Centenário e Vasco da Gama e a matrícula informatizada como exemplos da excelência administrativa do atual gestor do Palácio Thomé de Souza. Vice-líder do governo na Câmara Municipal, o edil conquistou o prefeito a ponto de um anúncio público de apoio à reeleição para o Legislativo, o que provocou ciúmes entre os pares. Geraldo Jr., porém, prefere não falar sobre a escolha de João Henrique para prefeito. “Ele não tem falado sobre isso, mas aquele que tiver o apoio do prefeito na eleição será o novo prefeito de Salvador”, profetizou.

Com os altos índices de rejeição do prefeito, a declaração de Geraldo Jr. não foi aceita sem críticas pelos próprios pares. Homenageado na sessão especial, o vereador Sandoval Guimarães (PMDB) classificou como “inoportuna” a intervenção do companheiro de Legislativo para lançar a candidatura de João Henrique a governador e disse que “graças a Deus faltam apenas três meses para o prefeito sair do cargo”. “Do jeito que está o índice de rejeição do prefeito, ele não pode nem ser candidato a síndico de prédio, quanto mais a governador. Nem se todos os santos ajudarem”, disparou o peemedebista.

Outra vereadora que não poupou nas críticas ao anúncio de Geraldinho foi a líder da oposição, Vânia Galvão (PT). Também presente na sessão especial, a petista chamou de “acinte” uma candidatura de João Henrique a governador do Estado em 2014. “Todo mundo tem o direito de falar o que quiser, eu cheguei até a brincar que propaganda antecipada era crime. A gestão é péssima, é como se não visse o estado que a cidade está”, apontou Vânia. A oposicionista discordou incisivamente da postura do colega e relatou que “as ruas e as pesquisas mostram porque o prefeito é o que tem o maior índice de rejeição do país”. “Talvez ele quisesse agradar ao prefeito”, divagou.

* Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 1º e 02 de setembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: