DEM trabalha para 1º turno, mas não descarta PMDB

Diante da afirmação de que o PMDB não ficaria em cima do muro no caso de uma disputa entre DEM e PT no segundo turno das eleições, feita pelo vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, afirmou que o partido não descarta uma eventual aliança com peemedebistas caso a disputa chegue a segunda etapa. “O PMDB é um partido sério e, com certeza, vamos conversar caso aconteça segundo turno em Salvador”, afirmou Aleluia à Tribuna.

Apesar de deixar as portas abertas para uma aliança com o PMDB, Aleluia relatou com veemência que o DEM ainda não analisa conjecturas sobre segunda etapa do processo eleitoral. “Nós estamos hoje preocupados com o primeiro turno. O cenário que se desenha mostra que podemos vencer no primeiro turno e é nisso que estamos trabalhando”, indicou o democrata. Baseado nas primeiras pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), a distância entre o candidato do DEM, ACM Neto (DEM) e seus principais adversários, Nelson Pelegrino (PT) e Mário Kertész (PMDB), Aleluia mantém a confiança, mas não dispensa o relacionamento com a liderança do PMDB. “Geddel é um homem de caráter e, se houver segundo turno, vamos sim conversar com ele”, comentou.

Ainda que haja esse fino trato entre os políticos, o distanciamento entre DEM e PMDB é um caminho natural desde o naufrágio da união das oposições, quando os dois partidos somados ao PSDB analisavam a hipótese de lançar candidatura única. Sem o acordo, tucanos e democratas lançaram a candidatura conjunta e o PMDB preferiu carreira solo, imputando o fracasso da tentativa ao candidato ACM Neto. Mesmo que não esteja descartada a hipótese de uma união entre as legendas para o segundo turno, a própria composição federal, tendo PT e PMDB como lideranças no Executivo nacional, dificulta a aproximação com o DEM. Dessa forma, a aliança entre as siglas está mais para utopia do que para realidade.

* Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 30 de agosto de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: