Campanhas dos prefeituráveis têm emoção demais e propostas de menos

O eleitor que esperava assistir a propostas dos candidatos a prefeito já no primeiro dia de propaganda eleitoral terá que esperar um pouco mais para assistir aos programas de governo daqueles que almejam a cadeira do Palácio Thomé de Souza. A estreia dos prefeituráveis no rádio e na televisão foi marcada por depoimentos evocando a emoção dos espectadores e a apresentação daqueles que pedem votos – organizados por times ou por parcerias. As estratégias nos dois suportes, entretanto, mostraram diferenças na linguagem e no resultado final. Enquanto no rádio os programas eleitorais foram um pouco mais propositivos e menos emocionais, na televisão os candidatos puxaram a campanha para um apelo sentimental, com produções bem-feitas e uso de recursos específicos do veículo.

Com 13 minutos e 54 segundos, Nelson Pelegrino (PT) começou a propaganda com um clipe musical e sua trajetória de vida, com cenas, inclusive, da casa onde nasceu. O petista falou da sua vivência na cidade e colocou um time a seu favor. Falaram a mãe, a esposa, os senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), amigos, a candidata a vice, Olívia Santana, e o governador Jaques Wagner. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também defendeu o amigo. “Quero ter você ao nosso lado para governar Salvador pela primeira vez. Eu, você, Wagner e Dilma, todos juntos por Salvador. Todos juntos com Pelegrino”, afirmou Lula, apresentado como líder do “time do povão”.

Apesar do longo tempo de exposição, a campanha do petista reservou apenas os momentos finais para falar sobre propostas. No bojo de promessas, obras já realizadas com apoio do governo federal e estadual como as rótulas do Aeroporto e do Abacaxi, o estádio de Pituaçu e a expansão da rede de saneamento para 83% das casas e o Bolsa Família.

Favorito nas primeiras pesquisas, ACM Neto (DEM) teve menos da metade do tempo de Pelegrino e, nos 5 minutos e 24 segundos que teve, também usou depoimentos de companheiros de coligação para se apresentar, entre eles os presidentes do PPS, Ederval Xavier; do PTN, João Carlos Bacelar; José Carlos Aleluia, do DEM; além do ex-governador Paulo Souto (DEM) e do deputado federal Jutahy Magalhães Jr, do PSDB. O democrata evocou ainda o tempo em a que cidade foi governada pelo grupo político que o acompanha, à época com Antonio Imbassahy, hoje no PSDB.

“Sei que em quatro anos não vamos conseguir resolver todos os problemas da cidade. Os problemas que são urgentes, imediatos e que não podem esperar, esses vamos enfrentar com coragem desde o primeiro dia. Mas também quero ser o prefeito que possa plantar sementes que vão dar frutos no futuro”, afirmou Neto, alfinetando os adversários que sugerem um eventual abandono da prefeitura em 2014. O democrata falou ainda de “pôr ordem na casa, chegar junto e fazer apenas promessas possíveis”.

Mário Kertész (PMDB) fez na televisão, pela tarde, o que a assessoria dele chamou de programa zero, reproduzindo os vídeos publicados na internet, como o gravado na convenção que homologou a candidatura peemedebista, e o clipe com o jingle da campanha. No programa da noite, o tom foi o mesmo dos adversários, apresentando o candidato e os projetos realizados por Kertész durante as duas administrações em que esteve na prefeitura, o papel exercido por ele no rádio e sua relação com a cidade. Segundo a assessoria, a ideia é apresentá-lo não apenas como um político de promessas.

Com tempo reduzido, Márcio Marinho (PRB), Hamilton Assis (PSOL) e Da Luz (PRTB) se apresentaram e foram mais incisivos com relação às propostas. A escassez de espaço, entretanto, dificultou uma análise mais apurada.

* Matéria publicada originalmente na Tribuna da Bahia do dia 22 de agosto de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: