Neto à frente, mas ainda é cedo para prever as urnas

Um instituto relativamente jovem no cenário político divulgou nesta quarta (22) a segunda pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA) – sob número 00076/2012. De acordo com a Potencial Pesquisas, na pesquisa espontânea há um ambiente de 51,5% de indecisos, espaço em que os candidatos podem crescer.  Nesse escopo, ACM Neto (DEM) lidera com 28,4% dos votos, Nelson Pelegrino (PT) aparece com 9,1%, Mário Kertész (PMDB) com 5,6%, Márcio Marinho (PRB) com 2%. Hamilton Assis (PSOL) teve menos de 1% das intenções de voto, Da Luz (PRTB) não foi citado e 2,9% dos 800 entrevistados votariam em branco e nulo.

No caso da pesquisa estimulada, aquela que apresenta números que empolgam os candidatos, a liderança de ACM Neto é maior, com 42,9% das intenções de voto, à frente de Pelegrino (14,9%), Mário Kertész (8,4%), Hamilton Assis (0,9%), Da Luz (0,8%). Votos indecisos totalizaram 8% e brancos e nulos 19,9%. Durante esses momentos pré-horário eleitoral gratuito, outra informação importante é o índice de rejeição de cada candidato. Nesse quesito, Da Luz é o campeão, com 73% de rejeição, empatado com Hamilton Assis. Márcio Marinho aparece com 67,1%, Kertész com 47,3%, Pelegrino com 45,4% e ACM Neto com apenas 29,5% dos votos.

Analisando apenas os números, o candidato do Democrata está bem colocado – assim como estava em 2008 e acabou não chegando ao segundo turno. Duas questões devem ser colocadas com a divulgação de mais essa pesquisa. A primeira é que o “campeonato político” começa hoje, com a propaganda eleitoral no rádio e na televisão – os prefeituráveis estrearam hoje. Antes dela, é complicado fazer projeções e Pelegrino tem mais que o dobro do tempo dos principais adversários, o que pode ser uma vantagem considerável. A segunda é que a Potencial Pesquisas está buscando se estabelecer no mercado e ainda não possui a mesma credibilidade que gozam Ibope e DataFolha – e lembremos que ambos deslizaram em 2006 e a DataFolha não fez pesquisas em Salvador nessa eleição. Vamos esperar os próximos capítulos da novela eleitoral soteropolitana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: