Horário eleitoral vira “campeonato político”

Utilizado ironicamente pelo professor Wilson Gomes, o termo “campeonato político” tomou ar de seriedade, na opinião do pesquisador em comunicação e política. Com jogadores de base em campo, durante a propaganda eleitoral gratuita dos vereadores veiculada ontem no rádio e na televisão, o eleitor acompanhou a apresentação de times e de soluções táticas para trazer Salvador para a divisão de cidades mais bem estruturadas do país. Destaques entre os postulantes à Câmara de Vereadores, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva apareceu como treinador dos sonhos, que leva o campeonato mesmo fora dele.

“Acho que estão envergonhados da palavra coligação. Agora é time de Lula, time do PSB, time do PPS”, provocou Gomes pelo twitter. Nesse cenário de disputas, cada candidato vai colocar em campo as melhores expectativas e os melhores jogadores para chegar ao Palácio Thomé de Souza. E quem sai na frente com a ideia é Nelson Pelegrino (PT), que fala de “time do PT” desde a onda vermelha ampliou os domínios do partido em diversos lugares do Brasil e foi confirmada nas urnas na última eleição, com o êxito da chapa majoritária apoiada pela sigla.

“Sem dúvida, com a participação de Lula, Dilma e Wagner, todos grandes líderes, vamos apresentar para a população o nosso projeto de mudança. O PT, que foi derrotado no segundo turno em 2008, vem com força para mudar Salvador e a atual gestão. Implementar o projeto liderado por Dilma, Lula e Wagner na capital baiana”, assegurou o presidente da sigla no estado, Jonas Paulo. Segundo o dirigente, a estratégia de trazer Lula para a campanha eleitoral deve ser repetida também em outras cidades da Bahia, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Teixeira de Freitas, em que o ex-presidente posou para fotos com os candidatos.

Correndo por fora – em terceiro lugar na única pesquisa divulgada até ontem -, Mário Kertész (PMDB) acredita estar preparado para os 38 dias de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. De acordo com o peemedebista, apesar da condição de jogador sênior, ele está melhor que o time que torce, o Bahia. “Meu time é formado pelas pessoas que acreditam que Salvador tem jeito e que vão atuar comigo rodada a rodada. Sou um sênior em plena forma e jogador experiente tem papel fundamental e decisivo em qualquer campeonato, viu?”, sugeriu Kertész. “Estou animado para ver o trabalho ser apresentado à população e essa ‘segunda etapa’ da campanha é a que vale realmente, a que dá à cidade um clima de eleição”, arvora-se.

Eventual zebra, copiando o jargão do futebol, Márcio Marinho (PRB) aposta na aproximação com a população para chegar ao segundo turno. “Estamos tranquilos porque não precisamos inventar promessas mirabolantes para conquistar o voto do eleitor. Nossas propostas são simples e viáveis. O povo pede que o prefeito arrume a cidade e trate bem a população. E isso eu sei fazer”, garante o candidato. Quanto ao comportamento dos adversários, Marinho prefere ser cauteloso. “O eleitor não gosta de jogadas baixas na política. Se o candidato comete faltas na campanha o que ele fará quando for eleito?”, questiona.

Aparecendo à frente dos principais adversários na pesquisa divulgada, ACM Neto (DEM) opta por não comentar sobre a “gordura” dos pontos percentuais que apresentou em relação aos adversários. De acordo com o marqueteiro do democrata, Pascoal Gomes, “ACM Neto está no time do povo”. “A torcida não anda muito satisfeita com essa história de time disso, time daquilo. Ultimamente o povo tem levado muita bola nas costas”, metaforiza.

* Matéria de Fernando Duarte publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 22 de agosto de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: