Go Vandals!

Entrada de uma residência comum em Moscow

Uma parte interessante da cultura americana é a forma apaixonada que eles se referem às escolas e universidades que estudaram ou prestaram algum tipo de serviço – ainda que voluntário. Esse sentimento é apresentado, principalmente, quando eles falam da área esportiva das instituições. Para jovens no Ensino Médio (High School), Moscow possuiu o time de futebol (soccer) conhecido como Bears e parte das casas e carros por aqui possui o símbolo do time. Porém o mais interessante é, sem dúvida, a paixão que eles tem pelos Vandals, o apelido que todos os times da University of Idaho possuem. Todas as residências, lojas, restaurantes e carros possuem uma referência ao “carinhoso” apelido da universidade. Seja basquete, futebol americano ou qualquer outra coisa ligada à área esportiva, todos usam o nome Vandals e algumas centenas – e, em algumas ocasiões, milhares – gritam freneticamente “Go Vandals!”. Provavelmente a maneira mais prática de descrever é comparando com as loucas torcidas de futebol no Brasil, com uma diferença básica: os Vandals nunca conquistaram qualquer tipo de título ou campeonato.

Talvez seja um regionalismo muito mais forte do que no Brasil. E as rivalidades são bem extremas. Também em Idaho, a Boise State University possui os Broncos e não experimente gritar Bronco em Moscow ou Vandals em Boise. É como se fosse um sacrilégio. Diversas lojas de roupas, em shoppings ou fora deles, possuem um “arsenal” de camisas, jaquetas, calças, bermudas, bonés, gorros e tudo mais que você imaginar com o simpático viking, o mascote dos Vandals. E ainda existem os mais diversos suvenires, da bola de baseball à carteira personalizada. Tudo é produzido na China e só Deus sabe as condições de trabalhos dos chineses. Parte vem com a marca da Nike, o que encarece um pouco. E a qualidade é, sem dúvidas, excepcional. E eles começam a ostentar desde cedo o símbolo da University of Idaho.

Roupas de bebês estão disponíveis a módicos preços para os pais começarem desde cedo a “adestrarem” os filhos para torcer e gritar “Go Vandals”. E ao ouvir qualquer outro nome de time que não seja Vandals, os pequenos soltam um sonoro: buuu! Agora você imagina alguma universidade ou escola no Brasil influenciando os estudantes a gritar “avante vândalos”? Eis mais uma prova das diferenças culturais entre Brasil e EUA. Em pequenas coisas o american way of life continua restrito ao território norte-americano…

Conheça alguns produtos vendidos pela própria universidade: www.govandals.com

Anúncios
Comments
One Response to “Go Vandals!”
  1. Rafael disse:

    A parte que não ganha nada me lembrou seu curintia!!!
    Mas será que não se compara com os times das cidades do interior?
    Tirando a venda de produtos é claro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: