Partidos querem Eliana Calmon e Luiz Viana candidatos nas eleições de 2014

Enquanto houver prazo, os partidos vão insistir na busca por nomes para colocar nas urnas em 2014. E, diante da crise de população nas relações com o sistema político, o investimento das legendas passou a incluir personalidade de outras áreas, principalmente da área do direito, especialmente os que se destacam no combate à corrupção e à morosidade no Judiciário. Nesse contexto, as especulações em torno da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, surgem como alvos para partidos das mais variadas correntes – eles, no entanto, negam interesse imediato.

Após declarar a existência de “bandidos de toga” na época em que atuava como corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a baiana Eliana Calmon se tornou a menina dos olhos de siglas como PPS e PSB – e, muito recentemente, do DEM. A candidatura oferecida vai do Palácio de Ondina a senadora pelo Distrito Federal, passando, claro, pela Bahia. A ministra, que ressaltou várias vezes a pretensão de permanecer no Judiciário até novembro de 2014, admitiu, no começo do mês, que poderia rever suas posições. “Eu comecei a conversar com as pessoas, porque eu não queria nem conversar. Chegavam à minha sala e eu dizia: ‘É este assunto? Não, eu não converso’. Agora, eu estou conversando, vendo as possibilidades”, sugeriu em entrevista à rádio BandNews.

O destino político dela, todavia, ainda que no campo da especulação, nunca ficou claro. Foram convites da direção nacional do PPS e do PSB, feitos em público pelos presidentes nacionais Roberto Freire e Eduardo Campos. Ambos, porém, sinalizaram o empenho para a candidatura a governadora da Bahia, hipótese já descartada com veemência por Eliana. Ao Senado, no entanto, a ministra deixou a posição em aberto, o que poderia acontecer pelo Distrito Federal, onde reside, ou pela Bahia, estado natal da jurista. O prazo termina no próximo dia 05 de outubro.

Já o presidente estadual da OAB-BA vive uma situação diferenciada. O convite formal foi feito pelo PV que ainda não eliminou a hipótese de ter o nome de Luiz Viana marcado nas urnas de 2014 como candidato a governador da Bahia.

Outro foco

Se a ministra Eliana Calmon não descarta completamente a hipótese de ser candidata em 2014, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, deixou poucas esperanças para o PV, partido que o convidou para disputar nas urnas no próximo ano. De acordo com o presidente estadual do partido, o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, a conversa com o dirigente da OAB-BA foi restrita, mas Luiz Viana teria apresentado outro foco no momento.

“Ele nos disse que tem uma responsabilidade grande como presidente recém-eleito da OAB-BA e que esse é o foco dele agora. Luiz Viana deixou claro que não quer misturar o período como presidente da Ordem com uma campanha”, admitiu Lacerda, em tom de lamentação. Segundo o verde, o convite partiu de dois dirigentes do PV que são conselheiros da OAB-BA e elogiaram o trabalho e trajetória de Luiz Viana. “O nosso projeto é construir uma boa bancada na Assembleia Legislativa e eleger pelo menos um deputado federal. Como gostaríamos de lançar um candidato ao governo, o nome de Luiz Viana foi muito bem aceito”, relata Lacerda.

De acordo com o presidente do PV, “seria uma honra para o partido ter um nome como o de Luiz Viana filiado”. Mas admite que a possibilidade de acontecer num curto espaço de tempo é remota. Procurado, o presidente da OAB-BA não foi localizado para comentar sobre eventuais candidaturas em 2014.

*Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 27 de setembro de 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: