Aécio aumenta críticas a Dilma Rousseff e se aproxima do DEM

Foi com um acarajé que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), começou a pré-campanha para o Palácio do Planalto. Em visita a Salvador nesta sexta-feira, o presidenciável destacou que “não poderia iniciar essa caminhada sem vir aqui na porta de entrada do Nordeste brasileiro, principalmente porque temos um companheiro da extraordinária liderança, o ACM Neto”. Enquanto tecia loas ao prefeito da capital baiana, o tucano atacou o modelo de país adotado pelo PT e classificou o país como “um cemitério de obras inacabadas”.

O tom incisivo de Aécio foi justificado por ele a partir da antecipação da campanha eleitoral, feita pelo ex-presidente Lula, ao lançar a presidente Dilma Rousseff como candidata à reeleição. “Nós não temos mais uma presidente da República. Temos uma candidata a presidente da República que se move, que se movimenta única e exclusivamente em razão da eleição, que toma atitudes em razão da eleição. Nós temos hoje um governo do marketing comandando as decisões governamentais”, criticou o dirigente partidário. O mineiro reclama ainda do que ele chama de ausência de um projeto de país nos governos do PT no plano federal. “O Brasil precisa de um projeto de país, até porque o PT abriu mão de ter esse projeto, o PT abriu mão de ter um projeto de país para se contentar em ter exclusivamente um projeto de poder”, argumenta Aécio.

Na opinião do presidente do principal adversário político do PT, há o risco do Brasil perder “conquistas que nós obtivemos ao longo de décadas”. Nesse contexto, o tucano cita a “estabilidade da economia, os pilares fundamentais da macroeconomia que nos trouxeram até aqui à credibilidade do Brasil, sobretudo internacional.” “Nós só temos hoje menos ministérios que o Sirilanka. É quase que uma ofensa à inteligência da população brasileira, ministérios que não entregam absolutamente nada, serve para acomodar companheiros”, disparou Aécio.

Ressaltando sempre a aliança com o Democratas, o tucano sentenciou que, independente do arco de apoio formados durante a próxima campanha eleitoral, o núcleo da dobradinha PSDB-DEM será mantido. “Nós temos que cuidar de construir o nosso palanque e é o que nós estamos fazendo. E a base, a essência dele é aliança do PSDB com o Democratas. Não havendo isso, estamos ambos fragilizados”, destacou Aécio, ladeado pelo presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), momentos depois de um encontro com o prefeito ACM Neto, apresentado por ele como “uma grande liderança política nacional”.

Namoro com PSB à vista

Após um recente encontro com o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (PE), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não falou claramente em aliança formal, porém sinalizou que existe a aproximação entre o PSDB e o PSB e que não há nada estranho numa eventual parceria no plano nacional. “Não veja essa distância ideológica entre nós (PSDB e PSB). O PSB percebe que esse modelo que aí está exauriu-se, perdeu a capacidade de construir qualquer reforma estrutural no Brasil, perdeu a capacidade de falar com o coração das pessoas, a gerar esperança nas pessoas”, ressaltou o tucano.

A relação entre os dois partidos, apesar de incomum no plano nacional, acontece em estados e municípios, como fez questão de frisar o senador mineiro. “Eu tenho uma amizade com o governador Eduardo Campos de muito tempo. Nossos avôs foram parceiros em momentos importantes da história brasileira, Tancredo Neves e Miguel Arraes. O Eduardo sempre foi um político que enxergava longe, político muito astuto, no bom sentido dessa expressão”, declarou elogioso. Para o tucano, a entrega de cargos feita pelo PSB durante a semana é “uma percepção clara do que nós (PSDB) já havíamos tendo há muito tempo esse ciclo do PT vai se encerrar”. “Eu aplaudo a posição do governador Eduardo Campos e vamos caminhar, cada um na sua estrada. Quem sabe um dia elas se encontram para o bem do Brasil?”, divagou.

*Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 21 e 22 de setembro de 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: