ACM Neto nega tensão política com o governo do Estado na questão do metrô

A justificativa para a coletiva nessa quarta-feira (26/3) foi o detalhamento do projeto Domingo é Meia, porém os olhos da imprensa estavam voltados para a primeira declaração pública do prefeito ACM Neto (DEM) sobre o imbróglio envolvendo a prefeitura e o governo do estado nas negociações para a transferência do metrô para o controle estadual. Apesar de insinuações de desgaste, o titular do Executivo soteropolitano foi taxativo ao negar qualquer ingerência política na falta de entendimento com o governador Jaques Wagner. “Eu acho que as pessoas acabam superrelativizando coisas e, mais do que isso, somente eu e o governador temos noção plena do que está sendo tratado e da condução que está sendo dada nesse processo. Eu vejo leituras que não correspondem com a realidade”, classificou o prefeito.

Para ACM Neto, os sucessivos encontros e as conversas entre ele e Wagner comprovam que há “tensionamento político zero”. “Estávamos juntos no evento da Copa, e dia 05 de abril a presidente vem a Salvador e estaremos juntos novamente. Semana passada eu conversei com o governador três vezes por telefone, nos encontraremos até o fim de semana, portanto, não queiram enxergar problema onde não existe”, assegurou o prefeito. Apesar do tom conciliatório, o chefe do Palácio Thomé de Souza admite que ainda há divergências entre município e estado. “O governo defende a posição dele e a prefeitura a sua. Ponto. É natural. Acho que um processo democrático deve ser feito a partir do momento em que a negociação se estabelece e que você vai aproximando o que um pode e o que o outro pode fazer”, explicou, sugerindo que “se houver bom senso de lado a lado, uma nova proposta pode servir de ponto de convergência das posições de um lado e de outro e que com isso a gente possa fechar esse assunto quem sabe até a próxima semana”.

A data do encontro entre ele e Wagner, entretanto, não foi divulgada, delegando a publicidade à equipe do governo. “Já está marcado, mas deixa a assessoria de imprensa do governador informar ou não – eu não sei se ele pretenderá dar divulgação – até porque eu só pretendo falar em detalhes sobre esse assunto depois que nós chegarmos a um entendimento final”, concluiu o prefeito.

Questionado sobre a informação que circulou nos bastidores de que havia pressão de empresários do setor de transporte contribuindo para a falta de acordo com o governo, ACM Neto tratou o tema como “uma leviandade inaceitável”. “Quem eventualmente possa ter argumentado isso é porque não quer o acordo entre o governo e prefeitura. Quem quer o acordo entre o governo e a prefeitura trabalha, dentro dos parâmetros reais”, garantiu.

Prazo – Trabalhando com um cenário ainda hipotético de transferência do metrô para o governo do estado, o prefeito de Salvador evitou falar de prazos para o capítulo de estreia do sistema metroviário da capital baiana. “Eu acho que talvez até o Retiro seja possível o governo concluir para a Copa do Mundo. Seria uma perna, uma extensão do Acesso Norte. Não posso dar essa garantia porque, evidentemente, é uma responsabilidade, se acontecer o acordo, do governo definir o cronograma. Se ele estivesse sob os cuidados da prefeitura, apenas os seis quilômetros que já estão concluídos, nós teríamos que trabalhar com esse calendário, porém não sou eu que vou definir o cronograma e o calendário do governo. Caberá ao governo fazer isso depois que nós tivermos o desfecho desse entendimento”, afirmou ACM Neto. “Todo o esforço que a prefeitura vem fazendo é no sentido de dar uma solução imediata para o metrô”, frisou o prefeito.

*Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 28 de março de 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: