PCdoB lota filiados em secretarias sob seu comando

Sem o resultado esperado nas urnas, dois integrantes do PCdoB ganharam espaço nas secretarias controladas pelo partido no estado. Olívia Santana, ex-candidata a vice-prefeita na chapa de Nelson Pelegrino (PT), e Javier Alfaya, ex-candidato a vereador, agora ocupam funções no segundo escalão na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e na Secretaria Especial da Copa (Secopa), respectivamente. O alento, entretanto, foi minimizado pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Daniel Almeida. “Colocamos os melhores quadros do PCdoB à disposição do governo estadual”, amenizou o comunista.

Olívia assume a chefia de gabinete da Setre, no lugar de Elias Dourado, também ligado ao PCdoB, que migra para a presidência do Instituto Mauá – a titular até então, Emília Almeida, vai para uma função interna dentro da própria secretaria. Já o caso do ex-deputado Alfaya envolve um escritório de projetos da Secopa, que coordena o relacionamento da pasta com instâncias federais e municipais. O rearranjo nas pastas aconteceu com anuência do governo estadual, que acompanhou o processo, de acordo com o presidente da sigla na Bahia.

“Nós fizemos questão de reforçar o PCdoB nas secretarias. Tanto Javier quanto Olívia têm condições de ocupar qualquer cargo no governo do estado. Não seria natural ter pessoas com essa capacidade sem nenhuma função”, justificou Almeida, sem deixar de elencar “qualidades” de ambos e sua trajetória dentro do PCdoB e na condução de mandatos legislativos.

Para o comunista, o processo aconteceu “com harmonia” e os quadros do partido acabaram atendidos. “Ney [Campello] e Nilton [Vasconcelos] fizeram as mudanças em harmonia. E houve ainda a nomeação de Jorge Wilton, que trabalhava na secretaria da Fazenda, para a chefia de gabinete da Secopa”, completou o parlamentar. Wilton era superintendente na Sefaz à época em que Carlos Martins era titular na pasta, mas foi exonerado da função a partir da nomeação do secretário Luiz Pititinga, que segue como secretário.

A acalentada reforma interna no PCdoB sepultou qualquer chance de mudanças, mesmo que mínima, envolvendo os titulares da Setre, Nilton Vasconcelos, e da Secopa, Ney Campello, mesmo sem a confirmação do governador Jaques Wagner. “Eu nunca discuti nada sobre alterações na secretaria com o governo. Mas sobre secretarias, só quem fala é o governador”, refutou Daniel Almeida. Essa situação já era esperada, na opinião do dirigente, pois na avaliação dele e do próprio Wagner os dois secretários desenvolvem bem as atividades a que se propõem. “O governador nunca disse o contrário”, ratificou.

As inserções de Olívia e Javier faziam parte do pacote de expectativas criado pela imprensa em torno de “ajustes” no secretariado de Wagner, porém o PCdoB acabou anunciando as mudanças antes do governador tornar público quais alterações serão feitas na máquina estadual. “Conversamos com o governador e achamos oportuno aproveitar a oportunidade com a presença do ministro [do Esporte] Aldo Rebelo em Salvador para fazer o anúncio”, explicou o dirigente.

Rebelo participou ontem pela manhã da visita técnica do Comitê Organizador da Copa do Mundo ao complexo da Arena Fonte Nova. Em um almoço, o PCdoB anunciou as alterações. “Aproveitamos para brindar a ascensão de um membro do partido na Bahia, Vicente Neto, que deixou de ser chefe de gabinete do Ministério do Esporte para comandar a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social”, aponta Almeida. A nova função do comunista baiano coordena, entre outras atividades, o programa Segundo Tempo.

*Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 30 de janeiro de 2013. Reprodução autorizada desde que citada a origem da matéria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s