Segundo escalão de ACM Neto abriga nomes derrotados nas últimas eleições

Se no secretariado a administração soteropolitana apostou em nomes novos no cenário político, no segundo escalão apareceram nomes mais manjados da cena baiana, alguns deles com experiências recentes – e frustradas – nas urnas.

Jorge Khoury e Kátia Alves, quadros do DEM, por exemplo, assumem a CTS (Companhia de Transportes de Salvador) e a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), respectivamente, após terminarem as eleições como suplentes.

Enquanto Khoury não conseguiu voltar à Câmara Federal em 2010, Kátia ficou na primeira suplência de vereadora em outubro. Além dessa coincidência, ambos também não possuem perfis eminentemente técnicos, conforme prometido pelo prefeito ACM Neto (DEM).

A titular da Limpurb provocou reações diversas ao ser flagrada, pela assessoria da prefeitura, varrendo ruas no bairro de Nova Constituinte, durante visita do prefeito e comitiva na última quinta-feira. Ex-secretária estadual de Segurança Pública, Kátia será responsável pela operação de limpeza urbana, que terá ações emergenciais nos próximos meses.

Khoury, que também é ex-secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, retoma o serviço público para tentar solucionar imbróglio do sistema de trens da capital baiana, que na última semana do ano teve um veículo quebrado durante a inauguração da Ponte São João, ligando Paripe à Calçada.

Antecipado pela Tribuna desde o final de semana passada, quem fica na titularidade da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) é outro ex-secretário estadual, só que de Infraestrutura e do governo Jaques Wagner, Batista Neves, parte da cota do PMDB na prefeitura municipal. Durante a semana foi confirmado ainda o retorno de Humberto Viana para a Ouvidoria Geral do Município, função ocupada por ele entre 2005 e 2007 e em 2011.

Na ala dos desconhecidos da população, Neto e o secretário de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, trouxeram o advogado Silvio Pinheiro para a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).

Área recheada de polêmicas durante a administração de João Henrique, o órgão vai ser comandado por um homem de confiança de Aleluia para enfrentar os desafios do dia a dia da cidade – em entrevista no dia 17 de dezembro, o secretário admitiu dificuldades para encontrar pessoas com características técnicas para compor a equipe. Outra aposta da prefeitura em nome pouco conhecido, está no novo titular da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Fabrizio Müller.

A indicação também partiu de Aleluia e, no primeiro final de semana após a posse, já iniciou medidas para melhorar o tráfego na região da Barra, com a proibição de estacionamento irregular no trecho entre o Porto e o Morro do Cristo.

Apesar de especulado pela imprensa, a permanência de Rubem Carneiro na Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) não foi garantida pela equipe do prefeito. Por enquanto, ele fica na função, mas uma substituição não foi descartada, segundo informações de bastidores.

O mesmo acontece com a Defesa Civil, que ainda não possui nome para ocupar o posto. Outras funções seguem sem definição, porém alguns nomes aparecem como fortes. São os casos dos ex-vereadores Téo Senna, que pode ficar com a coordenação da área de esportes da Secretaria de Educação, e Sandoval Guimarães, que será anunciado durante a semana como presidente do Instituto de Previdência de Salvador (IPS).

*Publicado originalmente na Tribuna da Bahia de 05 e 06 de janeiro de 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: