Morte lenta: como Grand Rapids reagiu à crítica de que estava morrendo

Apesar do tom humorísticos na maioria dos posts, o Kibe Loco de vez em quando brinda os leitores com vídeos interessantes. O post da madrugada do dia 03 de junho chamou minha atenção por falar da cidade de Grand Rapids, no Michigan, que será o destino de uma delegação de brasileiros – entre eles, eu – que participa do 91ª Sessão Anual do DeMolay Internacional no próximo dia 15 de junho. Curioso, busquei mais informações sobre o vídeo The Grand Rapids LipDub em que os moradores da cidade reagem à crítica de que a cidade estava moribunda. E a crítica veio de um veículo da chamada mídia tradicional: a toda poderosa Newsweek. Diferente da informação do Kibe Loco, o jornal britânico Daily Mail indica que 3.000 pessoas participaram da gravação do clássico American Pie de Don McLean pelas ruas do centro da cidade que a Newsweek classificou como a 10ª cidade mais moribunda dos EUA (veja o artigo da Newsweek aqui). Fora essa disparidade de informações entre o blog que me apresentou o vídeo e outras fontes na internet, o post é extremamente interessante.

A criativa resposta envolveu músicos profissionais e amadores, pessoas famosas da cidade, membros da sociedade local, um casamento, fogos de artifício e um helicóptero, e teve sua despesa custeada por patrocinadores e pela venda de suvenires na internet (veja aqui). Eis o vídeo que já teve mais de 1,8 milhão de views:

Segundo a Newsweek, a população de Grand Rapids encolheu cerca de 2% entre 2000 e 2009, o que resultou na classificação em 10º lugar. O motivo, ainda segundo a revista, é o colapso da indústria automobilística, que sempre foi um dos focos econômicos de Michigan. Tanto que três cidades do Estado aparecem na lista das 10 cidades moribundas. Com o vídeo, entretanto, os moradores mostraram que ainda há muita vida por lá. Todos cantando, “bye, bye, miss american pie”!

As 10 cidades moribundas dos EUA, segundo a Newsweek:

1. New Orleans, Louisiana
2. Vallejo, California

3. Hialeah, Florida

4. Rochester, New York

5. Cleveland, Ohio

6. Pittsburgh, Pennsylvania
7. Detroit, Michigan
8. South Bend, Indiana
9. Flint, Michigan
10. Grand Rapids, Michigan

Anúncios
Comments
One Response to “Morte lenta: como Grand Rapids reagiu à crítica de que estava morrendo”
  1. E o plano sequência está excepcional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: