Pré-candidatos do PT querem consenso

Num universo com quatro pré-candidatos à sucessão do governador Jaques Wagner, outros dois nomes, o senador Walter Pinheiro e o ex-prefeito de Camaçari, estiveram presentes no evento de lançamento da candidatura de Everaldo da Anunciação à presidência do PT na Bahia. Ambos, apesar de defenderem uma candidatura de consenso para a direção petista, ainda não consolidaram seus grupos políticos em torno de um nome de consenso.

A Democracia Socialista (DS), que tem como grande expoente o senador, deve lançar uma candidatura alternativa, mesmo sem haver um nome de expressão para disputar com Anunciação e com o suplente de deputado federal Emiliano José. Presente ao evento no sábado, Pinheiro defendeu a unidade do partido sem, no entanto, indicar o nome de Anunciação como o representante desse consenso.

Pré-candidato ao governo do estado, a tendência de Pinheiro não escolheu um nome específico para a disputa para a função de Jonas Paulo, porém não esconde o desejo de participar mais ativamente do processo – para capitalizar uma eventual candidatura do senador ao governo não cabe ser coadjuvante no processo.

“Para dar continuidade a esta revolução no campo social e econômico, precisamos de um PT forte e unido. Tem quem plante a intriga, mas aqui não há batalha interna, mas, antes de mais nada, é preciso abraçar internamente o partido”, defendeu o senador no lançamento da candidatura de Anunciação.

Outro pré-candidato a governador, Luiz Caetano, todavia, segue sua articulação, gravitando em torno de todos os demais movimentos internos do PT.

*Publicada originalmente na Tribuna da Bahia de 10 de junho de 2013

Deixe um comentário